Clínica em Transplante Renal

Apresentação do Curso

O transplante renal, é uma cirurgia para restaurar a função do rim através da substituição do rim doente por outro saudável, proveniente de um doador compatível. Este tipo de cirurgia normalmente é indicado em casos de doença renal avançada, quando existem danos graves no rim que prejudicam a sua função de filtrar e eliminar toxinas do organismo, assim como manter o equilíbrio de água e minerais no corpo. O transplante renal deve ser indicado pelo nefrologista, sendo importante seguir alguns cuidados para a recuperação.

O Hospital São Francisco na Providência de Deus desde março de 2013, vem atuando na área de Transplante renal tanto de doador falecido como doador vivo. Credenciado no Sistema Nacional de Transplante e Programa Estadual de Transplante do Estado do Rio de Janeiro. É o serviço que mais realiza transplante renal no estado, um dos mais importante do país, sendo o segundo em número de transplantes. Realiza acompanhamento multiprofissional do paciente, contando com nefrologistas, urologista, cirurgião geral, intensivista, enfermagem especializada, fisioterapia, nutricionista, psicólogo e assistente social, além de laboratório, serviço de imagem, hemodinâmica, banco de sangue e amplo suporte das outras especialidades que atuam no hospital.

A formação de especialistas clínica em transplante renal busca oferecer melhor capacitação de profissionais que atuam nesta área médica, com vistas a oferecer um melhor atendimento à população em geral. Por fim, a Pós-Graduação Clínica em Transplante Renal proposta neste projeto abrirá oportunidades de campo de pesquisa científica na área da nefrologia. Para atender as necessidades de formação médica de clínica em transplante renal, o programa proposto neste projeto consiste em um ano de treinamento em serviço e aquisição de conhecimentos em transplante renal. Por tudo isto, a formação de especialistas de clínica em transplante renal reveste-se de enorme importância também para a saúde pública dos países latino-americanos. Neste sentido, a especialização se faz necessária para capacitar o médico para o mercado de trabalho.

Objetivos gerais

A Pós-Graduação Clínica em Transplante Renal para nefrologista, visa a formação de médicos especializados e que possam difundir esse tipo de conhecimento em novos centros, com o objetivo de ampliar o número de unidades transplantadoras e consequentemente o número de transplantes no nosso país.

Objetivos específicos

1. Conduta profissional e ética no transplante;

2. Compreender a imunologia básica do transplante renal;

3. Usar adequadamente as diversas drogas imunossupressoras;

4. Identificar e avaliar o candidato ao transplante renal;

5. Avaliar o doador vivo e falecido;

6. Diagnosticar as complicações imunológicas, infecciosas, oncológicas, cirúrgicas e direcionar os respectivos tratamentos;

7. Realizar acompanhamento ambulatorial pré e pós transplante renal.

Público-alvo

Graduados em Medicina.

Carga horária

O curso se apresenta estruturado em 1 ano (2 períodos) e tem uma carga horária total de 920 horas.

Coordenação

Deise Rosa de Boni Monteiro de Carvalho

Metodologia

Todas as ações e atividades práticas hospitalares são sempre desenvolvidas sob a supervisão de médicos preceptores. A estruturação baseada em pilares teóricos, práticos e dialógicos compreende desde atividades teóricas, sob a forma de aulas teóricas e de práticas realizadas em hospitais, centros médicos conveniados, atividades práticas acadêmicas e atividades práticas em docência.

Critério de seleção

O Processo Seletivo envolverá: apresentação de currículo profissional; carta de apresentação e entrevista ou prova de conhecimento. Para a seleção, faz-se necessário os seguintes documentos:

I. Ficha de inscrição preenchida;

II. Cópia de cédula de identidade;

III. Cópia de cadastro de pessoa física (CPF/MF);

IV. Original e cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação ou demais cursos superiores;

V. Original e cópia do histórico escolar;

VI. Currículo atualizado;

VII. Diploma visado pelo Consulado Brasileiro do país de origem, no caso de estrangeiros;

VIII. Comprovação do visto de permanência no Brasil, quando for o caso;

IX. Passaporte;

X. 02 fotos 3×4.

Documentos Necessários

– Carteira de Identidade ou Identidade Funcional (dentro do prazo de validade); 

– CPF; 

– Certidão de Nascimento ou Casamento; 

– Título eleitoral; 

– Carteira de reservista (apenas para candidatos do sexo masculino);

– Comprovante de Residência atualizado com no máximo 90 (noventa) dias; 

– Curriculum Lattes; 

– Diploma e Histórico da Graduação devidamente registrado.

  •  

Faça sua Pré-Inscrição

Em breve entraremos em contato com você!