A educação é um excelente investimento para o futuro. Porém, muitas pessoas precisam trabalhar e estudar, o que se torna um grande desafio para a produtividade e organização. Sem um bom planejamento, a intensidade da jornada dupla pode levar ao cansaço físico e mental e prejudicar as duas atividades.

Além da questão financeira, fazer um mestrado ou doutorado e trabalhar se torna importante para ter uma maior vivência com a profissão. Isso permite que você una teoria e prática — ponto fundamental para se tornar um profissional completo.

Para que você não tenha que abrir mão do seu futuro, preparamos algumas dicas sobre como trabalhar e estudar e ter sucesso nas duas atividades. Continue a leitura e confira!

Tenha organização

Para ter um bom desempenho tanto no trabalho quanto nos estudos, é importante manter a organização. A disciplina e a sistematização das suas atividades influenciam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida pessoal e profissional.

A principal dica, aqui, é usar o seu tempo de forma inteligente, para que você não se surpreenda com imprevistos e desorganização. Além disso, ser organizado evita que você deixe tudo para a última hora e tenha que perder horas de sono para estudar.

Primeiro, compreenda sua rotina atual e veja como é possível adaptá-la aos novos hábitos. Para isso, distribua seu tempo entre trabalho, estudo e lazer. Lembre-se de que você é responsável pelo cumprimento da sua agenda, por isso, organize os compromissos de forma que seja possível realizar todas as atividades com calma.

Otimize seu tempo

Definir momentos para o estudo e para a jornada de trabalho é difícil para quem precisa aliar as tarefas. É comum que você perca o foco ao iniciar as atividades, e o tempo nunca pareça ser o suficiente — e isso pode causar desânimo e frustração.

Por esses motivos, é fundamental saber otimizar o tempo que você tem disponível durante a semana. Uma boa ideia é colocar a Técnica Pomodoro em prática. Ela consiste em realizar uma única tarefa com foco total durante 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos.

Você pode adaptar os ciclos de tempo de acordo com a sua necessidade. O importante é que você consiga se manter focado na atividade que precisa realizar pelo período que definir. Independentemente do método que escolher, otimizar o tempo é fundamental para manter o corpo saudável e a mente ativa.

Mantenha a motivação

A motivação é essencial para qualquer pessoa se mobilizar na busca pelos seus objetivos. Essa força deve partir de dentro e surge por algum estímulo, motivo ou razão que seja importante para você. Por isso, manter-se motivado é o motor que ajuda a enfrentar as dificuldades que surgem com a necessidade de trabalhar e estudar.

Comece listando os motivos pelos quais você precisa conciliar as atividades. Lembre-se da importância de se formar e como isso pode ajudar no desenvolvimento da sua carreira. Pense sempre positivo e aproveite essa etapa para aprender a superar desafios e para conhecer melhor os seus limites.

Tenha uma estratégia de estudos

Cansaço e falta de concentração são sensações comuns para quem precisa trabalhar e estudar todos os dias. Para evitar esse problema, existem diversas estratégias que você pode adotar para aumentar seu desempenho e foco nas atividades.

Você também pode criar sua própria estratégia, de forma que ela se encaixe na sua rotina e deixe seu dia a dia mais prazeroso. Veja algumas dicas que ajudam a deixar a rotina acadêmica mais produtiva:

  • Distribua as matérias e obrigações mais difíceis ao longo da semana, optando pelos horários que você tem maior rendimento;
  • Comece estudando em períodos curtos, até conseguir se acostumar com a rotina e desenvolver condicionamento mental suficiente para estudar em um tempo maior;
  • Ao estudar em casa, escolha um ambiente arejado, fresco, silencioso e livre de distrações;
  • Use o tempo disponível para se concentrar apenas nos estudos. Para isso, desligue o celular, desconecte as redes sociais e bloqueie sites que podem causar distração, caso seja necessário usar a internet.

Gostou deste post? Deixe aqui sua opinião?